Publicado por: GUILHERMEPANNAIN | agosto 18, 2010

PROMESSA: Matej Delac (Chelsea)

No último Europeu sub-19, a Croácia fez uma excelente participação. Tudo graças ao goleiro que fechou o gol. Um promissor camisa 1, sucessor de Petr Cech, no Chelsea. Matej Delac foi um dos principais nomes da competição. A Croácia chegou até as semifinais. Perdeu para a França, que mais tarde se tornou a grande campeã. Jogou os quatro jogos da fase final, sofrendo apenas três gols, sendo dois na eliminação contra os Bleus.

Nascido na Bósnia, o goleiro que cresceu na Croácia, desde jovem vem chamando a atenção das principais equipes do velho continente. Atualmente está no Inter Zapresic, time local, por empréstimo, mas em breve se apresentará no clube londrino, no início de 2011. Foi contratado pelo Chelsea junto ao próprio Inter, em 2009, mas pelo impedimento que o clube tinha junto à FIFA, no caso Kakuta, a negociação só está sendo fechada agora. Ele tinha apenas um pré-contrato. O Zapresic era o antigo clube, do brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva.

Muita presença física e maturidade são algumas das características do jovem. Segundo a imprensa local, o custo do atleta foi de 3 milhões de Euros, mas nada confirmado. Única coisa certa é que o contrato vai até 2011, mas será em breve renovado, para conter os avanços dos gigantes europeus.

Delac a servico do Inter Zagresic, clube onde despontou (foto= eni-news)

O início de carreira do atleta foi um tanto engraçada. Quando chegou ao seu primeiro clube, ele ainda não tinha uma posição definida. O técnico do Inter, Franjo Rau, vendo sua altura o colocou diretamente no gol. Uma aposta que deu certo e em pouco tempo, o jogador foi representando as seleções de base da Croácia.

Após algumas partidas nas equipes sub-17 e sub-19, entre 2007 e 2008, Delac foi chamado pelo treinador da seleção principal, Slaven Bilic, para os jogos contra Belarus e Inglaterra. A experiência como terceiro goleiro – atrás do experiente Vedran Runje e do reserva Danijel Subasic – foi nas eliminatórias para a Copa 2010. De quebra, acabou batendo o recorde de mais jovem a ser chamado a seleção principal.

A convocação não foi por menos. Sua estreia profissional foi em fevereiro 2009, contra o NK Zagreb, foi também um dos mais jovens a estrear na primeira Liga da Croácia, com 16 anos e 182 dias. E para coroar a estreia, um pênalti defendido contra o experiente Davor Vugrinec – artilheiro do nacional 09/10 com 18 gols -, nos finais da partida. A defesa garantiu a vitória de seu clube pelo placar mínimo. O goleiro se firmou e no fim da temporada 08/09 totalizava 15 aparições. Para uma temporada inicial, bons números.

Na temporada 09/10 foram 23 jogos. Os compromissos com as seleções de base o afastou de alguns jogos Nestas quatro primeiras partidas, ele ainda não foi utilizado, já que estava com a seleção sub-19. Resultado: o time está na última colocação, com 10 gols sofridos, metade deles na derrota diante do tradicional Hajduk, na última rodada. Em seu lugar está atuando Krevan Santini.

Delac é apontado como sucessor de Cech no Chelsea (foto= Bigsoccer)

Após a partida contra o time da capital, a fama veio meteórica. O Facebook do jogador recebeu mais de 30 pedidos de amizade em poucas horas. Antes de acertar com o Chelsea, o jogador fez testes no Benfica. O estágio aconteceu durante o verão de 2008, após um olheiro do clube português o ver na seleção sub-15. A diretoria gostou do goleiro, mas as equipes não chegaram a um acordo financeiro.

FICHA TÉCNICA


Nome completo: Matej Delac
Data de nascimento: 20/08/1992
Posição: goleiro  

Nacionalidade: Croata

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: