Publicado por: GUILHERMEPANNAIN | fevereiro 4, 2010

TIME CHINÊS BATE PODEROSO PSG, EM TORNEIO NA ÁFRICA DO SUL

 A  Á frica do Sul sediará pela primeira vez uma Copa do Mundo e para não fazer feio, o país vai realizando algumas competições no intuito de preparar um bom torneio. Como de praxe, ano passado foi disputado a Copa das Confederações, quando o Brasil venceu o surpreendente Estados Unidos na final e conquistou a Taça. No último final de semana foi disputado pela segunda vez o Torneio Gauteng Future Champions, vencido pelo chinês Shandong Ludeng em cima do poderoso PSG, na cobrança de pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

 A província de Gauteng, que hospedará Portugal na Copa do Mundo, embora seja a menor das 9 Províncias da África do Sul em tamanho, ela é a maior em poder econômico graças à cidade de Johanesburgo e seus arredores. Isso é um dos motivos do porque a província fará a abertura e o encerramento da Copa. Faltando pouco menos de seis meses, a Província abrigou um torneio sub17, que contou com a presença de doze equipes. De acordo com o Departamento de Esporte, Lazer, Arte e Cultura, que ajudou a organizar a competição, juntamente com a Federação Sul-Africana de Futebol, mais de 70% dos jogadores atuam nas seleções de base de seus respectivos países.

 Além dos finalistas estiveram presentes outros dez clubes: SuperSport United, Kaizer Chiefs, SAFA Tswhane, SAFA Johanesburg, todos representando os donos da casa. Esperance, Tunísia, K-Stars, Zâmbia, DC United, Estados Unidos, Mumbai Challengers, Índia, Dublin District Football League, Irlanda e Botafogo, Brasil. As doze equipes estavam em três grupos. Jogaram entre si, dentro dos grupos, e os campeões e os vices de cada grupo avançavam. O torneio disputado em apenas cinco dias teve como campeão o Boca Juniors, na edição de 2009. Os argentinos venceram os tunisianos do Esperance, na final.

 Na edição deste ano, o Shandong venceu o Paris St. Germain, nos pênaltis, depois do jovem do PSG , Ilan Boccara, desperdiçar uma cobrança de pênalti, ainda no tempo normal. O gol chinês foi marcado por Songyi Li e Jeremy Quemer, jogador da seleção sub-16, marcou para os franceses. Outro empate marcou a disputa do terceiro lugar. Dessa vez, o time brasileiro, venceu os vice-campeões do ano passado, na disputa dos pênaltis, por 4 a 2, após empate no tempo normal por 1 a 1. Cidinho, um dos destaques do Campeonato, juntamente com seu companheiro Wellington, marcou para o time carioca. Ahmed Sassi descontou.

 O Botafogo, na fase inicial, venceu os três primeiros jogos. Ganhou por W.O do time indiano. Aplicou uma goleada no SAFA Johanesburgo, por 5 a 0, com um “hat trick” de Cidinho e outros de Wellington e Sassá. Contra o Esperance, na última partida do grupo, o time venceu mas com dificuldades. 3 a 2. Dois de Wellington e um de Cidinho. O 100% de aproveitamento caiu diante do PSG, na fase seguinte. Foi a final antecipada do Campeonato.

 Alguns jogadores chamaram a atenção dos olheiros das grandes equipes que estavam na África do Sul. Entre os que se destacaram estava o brasileiro Wellington. Além do “brazuca”, de 16 anos. Darren Harrold, também de 16 anos, do SAFA mostrou muita habilidade, assim como o finalizador Brian Mphande, do K-Stars, que não foi o artilheiro, mas mostrou muito oportunismo nas horas em que foi solicitado.

 Entre os donos da casa, o melhor resultado foi do Super Sports United, que é uma filial do Tottenham, da Inglaterra. O time sul-africano perdeu na disputa do quinto lugar para o K-Stars, por 2 a 1. Alex Sichone e Martin Chakulya marcaram os gols do time de Zâmbia. A filial do time inglês ainda perdeu um pênalti e por pouco não levou o jogo para prorrogação. Na sétima posição terminou o Dublin. Kaizer Chiefs, DC United, SAFA Johanesburg e SAFA Tshwane ficaram nas posições subsequentes.

 Mumbai Challengers, ficou na última posição. O time estava com jogadores irregulares, acima da idade permitida, e mesmo tendo ganho a disputa do 11º lugar – venceu o SAFA Tshwane por 1 a 0, gol de Thounaojam Singh – terminou na última colocação do torneio.


Deixe um comentário

Categorias